opinião

OPINIÃO: Do passado ao futuro!

Em 17 de maio de 2018, Santa Maria completou 160 anos de histórias. Em um texto apenas não seria possível descrever tudo o que já se passou por aqui e o que aconteceu nestes anos. Pois bem. Mas se pensarmos no futuro que tipo de cidade que queremos? Eis a questão. Projetar uma cidade não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o progresso dela e das pessoas que vivem nela.

Mas vamos a algumas projeções. No entanto, não podemos esquecer que a nossa cidade já passou por várias outras matrizes econômicas. Cito algumas: uma cidade de acampamento, rural, polo regional, centro educacional, centro médico, bem como um centro logístico, além de um polo militar e comercial. Ufa! Muitos setores, e muitos outros esquecidos mas tão importantes quanto esses. Portanto, muitas ofertas. Se pensarmos no nosso presente, ainda os setores citados são bem dinâmicos e ativos em nosso meio econômico e social. Sem falar no social e cultural, dada essa diversidade multicultural existente.

Contudo, um setor muito forte em nossa cidade são as representações públicas. Criei um nome novo, isso é, as mais variadas ofertas da administração pública que se encontram aqui. Como por exemplo: militares (já citado antes), universidade, autarquias federais, estaduais e municipais. Puxa vida, um mundo de pessoas, de sentimentos diferentes, diversidade e muito mais. Portanto, de fato temos um viés público muito forte em nosso meio econômico social.

E o futuro? Será que continuaremos assim? A sociedade está em transformação contínua. As gerações do presente estão com ideias inovadoras e pensando em um novo jeito de viver. Portanto, acredito que mudanças virão pela frente. Esses espaços precisarão ser atualizados e repensados para dar conta desta mudança de pensamento. E então, como será a nossa cidade no futuro? Aposto em uma configuração a partir da matriz econômica voltada para a economia compartilhada. Teremos que mesclar a produção física com a digital. É uma aposta, até porque não sou Nostradamus, o profeta futurista. Essa nova configuração econômica vai exigir mudanças na forma de ofertar bens e serviços à sociedade. E é a grande tendência!

Por fim, isso vai exigir muita cooperação, engajamento, instituições fortes e representativas, liderança, estratégias e planejamento financeiro. Alavancar novos negócios e manter aqueles que estão dando certo será o grande segredo para o progresso de nossa cidade. Enfim, parabéns a todos e a todas as santa-marienses. Que venham tantos mais 160 anos!

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

OPINIÃO: O que nos prometem os candidatos nessas eleições? Anterior

OPINIÃO: O que nos prometem os candidatos nessas eleições?

OPINIÃO: Inverter a direção do tempo Próximo

OPINIÃO: Inverter a direção do tempo

Colunistas do Impresso